domingo, 13 de julho de 2014

FOTOGUIA: 10 lugares fakes que já seriam incríveis sem todo esse Photoshop

01. Ilha em formato de lua e estrela
Ilha da Lua e Estrela
A lua crescente realmente existe! Trata-se da ilha de Molokini, no Havaí, que é uma cratera vulcânica parcialmente submersa. No entanto, a estrela foi adicionada digitalmente. Veja como o local é realmente na imagem abaixo:
Ilha de Molokini, Havaí
02. O hotel que os norte-coreanos nunca irão terminar
abandoned-places-009[1]
Esse hotel realmente existe! Ele começou a ser construído em 1987 e teve as obras interrompidas em 1992. A partir daí, começaram as brincadeiras e as previsões de que o prédio nunca seria concluído. Bem, talvez o hotel Ryugyong nunca seja inaugurado, mas a visão atual dele é a seguinte (ah, e não fica numa montanha, e sim em Pyongyang, capital da Coreia do Norte):
SONY DSC
03. Veneza congelada
venice-picture-10[1]
A cidade italiana de Veneza pode ter seus tão famosos canais congelados sim, mas nada que se pareça com a impressionante imagem acima. Há locais no planeta em que o gelo tem esse visual, mas em Veneza não. Veja como o frio intenso age sobre o lugar na foto abaixo, de 2012:
canal-bridge-ice_2131174i[1]
04. O templo perdido de Lisístrata 
tumblr_lrsoqxATbX1qhvcapo1_1280[1]
Lisístrata é o nome de uma comédia antiguerra escrita por Aristófanes em 411 a.C. [via Wikipédia]. Na narrativa, Lisístrata lidera mulheres gregas em uma greve de sexo que só pararia quando os homens deixassem de guerrear. Não faz sentido que haja um templo dessa magnitude para a personagem! E a bem da verdade é que basta bater os olhos na imagem acima para perceber que se trata de uma montagem, né? O designer que produziu isso juntou o interior do Pantheon, em Roma, com a caverna de Benagil, que fica em Portugal:
screen-shot-2013-03-08-at-12-05-40-pm[1]
05. O castelo sobre a rocha em Dublin, Irlanda
huis+op+rots[1]
Boa parte dos hoax – como são chamados os boatos que se disseminam na internet – tem origem no site Worth1000. Sempre que você vir essa assinatura na imagem, tenha a seguinte certeza: trata-se de manipulação de imagem, já que esse é o objetivo das competições organizadas pela página! Acima, mais uma vez, vemos a junção de dois locais verdadeiros, resultando em uma construção fantasiosa. A rocha fica na Tailândia e o castelo em Baden-Wurttemberg, Alemanha:
screen-shot-2013-03-08-at-11-02-03-am[1]
06. Mosteiro de Taktsang no Butão
s40[1]
Existe o mosteiro de Taktsang, no Butão, mas não tem nada a ver com isso. A rocha, por incrível que pareça, também existe – claro que sem as esculturas cravadas nela! Esse incrível lugar, que fica na China, inspirou as paisagens do filme Avatar.
Montanhas-da-China-19[1]
07. A floresta roxa 
vwqtuyreevjnbtfbewxs[1]
Alguém não ficou contente com o verde das árvores que acompanham o belo rio Shotover, que fica na Nova Zelândia, e resolveu mudar a cor da floresta toda com um efeitinho meia boca de Photoshop. Mais um lugar que vale visitar:
DSC09481
08. Ilha em formato de coração no Pacífico
Fiji[1]
Bonitinha essa ilha. Pena que é fake, ainda bem que existe essa outra, da imagem abaixo. É a ilha de Tavarua, que fica em Fiji – país insular da Oceania.
Tavarua[1]
09. O trem submerso da Dinamarca (às vezes de Veneza)
underwater-train-in-venice[1]
Uma das características dos boatos é que eles vão ganhando versões ao longo do tempo. Sobre esse túnel transparente submerso, já foi dito que fica na Dinamarca, já foi dito que é de Veneza, mas a verdade é que ele não existe. O que temos aí é a mistura entre um aquário – como o Georgia Aquarium (Atlanta, EUA) mostrado na imagem abaixo – com um antigo trem de Copenhague, agora sim na Dinamarca.
screen-shot-2013-03-08-at-12-47-24-pm[1]
10. A Cabeça do Inca de Machu Picchu
Cabeça Inca de Machu Picchu
Ninguém discorda que Machu Picchu existe e é realmente incrível, mas nós já falamos a verdade sobre essa imagem aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário