sábado, 12 de abril de 2014

Oposição de Marte 2014(Reprise para quem perdeu de ver Marte a olho nu )

Um alinhamento cósmico entre SolTerra e Marte ocorreu (terça-feira 08 de abril).


Chamado de "oposição", isso acontece com Marte a partir de nossa perspectiva da Terra a cada 778 dias, ou 2 anos, 1 mês e 18 dias. Pense que a Terra e Marte são como dois carros de corrida em pistas circulares. No centro dessa pista fica o Sol, e como a Terra está mais próxima dele, ela viaja mais rápido, completando uma volta completa a cada 365 dias. Marte está mais longe do Sol e leva mais tempo, 687 dias. Ou seja, quando a Terra completa 1 volta ao redor o Sol, Marte está quase que no meio do seu percurso.
.

         Por conta dessa configuração entre Terra-Marte, o Planeta Vermelho fica visualmente maior para nós observadores, principalmente se tivermos um bom telescópio à nossa disposição.

         O projeto Slooh mais uma vez  deu uma grande oportunidade, de observar o Planeta Vermelho em tempo real, a partir de telescópios localizados nas Ilhas Canárias.


         transmissão ao vivo teve inicio no dia 08 de abril de 2014, às 23h00 do horário de Brasília (02h00 UTC do dia 09), e sua duração foi de 40 minutos;pelo site :  
AO VIVO: Oposição de Marte 2014 (reprise) - Galeria do Meteorito


         A reprise da transmissão ao vivo já está disponível no site abaixo:
AO VIVO: Oposição de Marte 2014 (reprise) - Galeria do Meteorito

         Não se esqueça do Eclipse Lunar Total que acontecerá no próximo dia 15 de abril! Você poderá assistir a transmissão ao vivo no site acima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário