sábado, 18 de janeiro de 2014

Curiosidade animal

As Aves do paraiso 

 Show de cores, dança e cantoria

Paradisaeini é uma tribo de aves passeriformes da família Paradisaeidae, com 14 géneros e cerca de 43 espécies das chamadas aves-do-paraíso. A característica mais marcante das aves-do-paraíso é a plumagem exuberante dos machos da maioria das espécies, utilizada como ornamento nos rituais de acasalamento. O grupo é típico da Australásia e está presente nas regiões tropicais do Norte da Austrália, Nova Guiné,Indonésia e Ilhas Molucas. As aves-do-paraíso habitam principalmente zonas de floresta tropical e manguezais.
As aves-do-paraíso são aves de pequeno a médio porte, medindo entre 15 a 120 cm de comprimento, incluindo a cauda.
Na época de reprodução, o macho representa uma série de rituais de exibição, com o objectivo de atrair as fêmeas. Estas danças são muito elaboradas e no género Parotia fazem inclusivamente lembrar as danças hula e limbo.
As plumas das aves-do-paraíso são bastante importantes nas sociedades nativas da Nova Guiné como símbolo de estatuto social. Quando a ilha foi descoberta e explorada por naturalistas europeus, as aves-do-paraíso causaram sensação pelo seu exotismo e diversidade.
NG - Ritual de acasalamento de uma ave-do-paraíso
Em um ato íntimo que os cientistas chamam de “exibição de esfregação de raque”
NG - Pássaro Paradisaea apoda na ilha Wokam, ao sul da Nova Guiné
O sol nascente ilumina o cortejo de uma Paradisaea apoda na ilha Wokam, ao sul da Nova Guiné. Os machos removem as folhas dos galhos no topo a fim de abrir espaço para os rituais de acasalamento.
NG - Pássaro ave-do-paraíso na Nova Guiné
Uma Seleucidis melanoleucus entoa seu canto na Nova Guiné
NG - Pássaro Cicinnurus respublica na ilha indonésia de Waigeo




















Laman e o Scholes encontraram o Cicinnurus respublica na ilha indonésia de Waigeo
NG - Pássaro Ptiloris paradiseus

Um exuberante macho da espécie Ptiloris paradiseus recorre, segundo Scholes, a uma técnica de “transmutação” para impressionar uma parceira em potencial
NG - Pássaro ave-do-paraíso macho
Uma ave-do-paraíso macho exibe tudo que tem a oferecer em um desfile. Conhecidos pelos seis raques rígidos que têm na cabeça e o “saiote de bailarina” formado por penas rígidas, os machos desta espécie exibem as penas iridescentes do peito em sua demonstração para as fêmeas. Cada macho limpa um trecho de alguns metros de diâmetro no piso da floresta para criar um palco em que apresenta uma dança bizarra: dá pulinhos, salta para o lado, faz mesuras e acena com a cabeça.
NG - Pássaro macho Paradisaea minor

Um macho da espécie Paradisaea minor exibe as plumas de seu flanco a fim de atrair as fêmeas
VEJA MAIS IMAGENS EM :


Nenhum comentário:

Postar um comentário