quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Você acredita em superstições de ano novo?VEJA SURPERSTIÇÕES NO BRASIL E NO MUNDO .


CONFIRA AS SURPERSTIÇÕES DE ANO NOVO NO BRASIL E NO MUNDO A FORA !


O ano novo está chegando e já começa os comentarios e as surperstiçoes para começar o ano de 2014 de bem com a vida .As superstições geralmente são crenças populares, passadas por gerações e que muitas vezes geram polêmicas entre as pessoas: muitos abominam, outros seguem como uma religião. E você? Acredita nessas superstições de ano novo?Crenças de lado e respeitando a opinião de cada um, é sempre bom nesse momento do ano apostar em atividades que tragam algo de positivo para você, sua família e sua casa. Cada pessoa segue o que acredita: uma oração para saudar o ano que chega, um pensamento positivo, usar branco, comer lentilha, colocar na carteira sementes de romã, não comer aves e assim por diante. Não tem certo ou errado! O importante é estar com a mente e os braços abertos para que o ano que se inicia seja ainda melhor e que traga tudo aquilo que você deseja.

Surperstiçoes no Brasil:

- Paredes e Iluminação: pintar a casa e trocar todas as lâmpadas para renovar as energias do ambiente.
 -Vasos de plantas, temperos e frutas: arruda para afastar doenças contagiosas, mau-olhado e maus-espíritos; comigo-ninguém-pode para espantar mau agouro e olho gordo; pimenta para afastar todo o mal; espada de São Jorge corta todo o mal que lhe passar por perto e atrai coragem e prosperidade; guiné isola as más vibrações; manjericão atrai boa sorte; alecrim para ter boa sorte e felicidade; folha de louro para chamar dinheiro, também pode ser colocada na carteira;romã traz felicidade, assim como o louro, as sementes podem ser colocadas na carteira.
- Elefante na decoração: ter o animal em forma de objeto de decoração, sempre com a tromba erguida, mas de costas para a entrada da casa. Evita a falta de dinheiro.
- Olho grego: também para afastar todo o mal. Pode ser aplicado em objetos de decoração e também usado como chaveiro da chave da porta principal da casa.
RELACIONADAS A ALIMENTOS :
Descubra as comidas que trazem sorte no novo ano Foto: Getty Images
Verduras
Comer qualquer tipo verdura, como repolho e couve, faz com que você mantenha o dinheiro dentro da carteira. É aconselhável ingerir mais de um tipo de uma vez só.
Sementes de romã
Quer ter um bebê em 2012? Tente comer algumas sementes de romã. A fruta é um símbolo de abundância e algumas culturas dizem que ajuda quem quer ter um filho.
Macarrão
Em muitas culturas asiáticas o macarrão simboliza uma longa vida. É importante não cortá-los em tamanhos menores. Você deve tentar ingerir os fios inteiros e, assim, terá sorte.
Uvas
Na Espanha, as pessoas têm costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada batida do relógio. O objetivo é comê-las antes do início do novo ano. Alguns acreditam que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. Por exemplo, se a terceira uva é amarga, março pode ser um mês difícil. A tradição começou em 1909, quando houve uma grande produção da fruta no país.
Peixe
Muitas culturas acreditam que os peixes trazem boas vibrações. Os japoneses acreditam que eles são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir toneladas de ovos. Os suecos também comemoram a virada do ano com uma abundância de frutos do mar, incluindo pratos em conserva.
Grãos
Grãos, como por exemplo a a lentilha, se assemelham a moedas. Em muitos países as pessoas os comem para ganhar dinheiro e ter um próspero Ano-Novo. Alguns dizem que também dá sorte comer uma ervilha para cada dia do ano.
Carne de porco
Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da festas porque eles simbolizam o progresso. O tamanho de um porco inteiro também representa a abundância.
Como sao as superstições de ano novo em outros paises:
MUNDOESTRANHO-133-46-620

ALIMENTE SUAS AMIZADES
Onde: Dinamarca
Quer saber quem é seu amigo e continuará sendo no próximo ano? Faça como os dinamarqueses: guarde comida durante o ano e, na noite de Réveillon, deixe-a na porta da casa de quem você mais gosta. Detalhe: com prato e tudo. Se, em 1o de janeiro, você encontrar muita louça na sua soleira, é sinal de que tem muitos bons relacionamentos.
PROMESSA GELADA
Onde: Canadá
Tá pensando em parar de fumar, economizar grana ou começar uma dieta no novo ano, mas não sabe se conseguirá cumprir a meta? Os canadenses têm um jeito divertido de fazê-lo manter a palavra. No dia 1o de janeiro, eles mergulham nas águas geladas em troca de promessas de amigos ou familiares. É o chamado “mergulho do urso-polar”.
MUNDO ESTANHO
Onde: Finlândia
Virada de ano é hora de olhar para a frente. Se você quiser prever o que vai acontecer nos próximos 365 dias, experimente a superstição dos finlandeses. Eles derretem um pedaço de estanho e jogam na água fria para solidificá-lo novamente. Aí, tentam interpretar as figuras que se formam – elas indicariam futuros eventos. Difícil é achar estanho dando sopa por aí...
BOM PRINCÍPIO
Onde: Japão
Na Terra do Sol Nascente, a criançada fica ansiosa em dezembro por causa do Réveillon, e não do Natal. É tradição por lá dar dinheiro aos pequenos. Para alguém no colegial, por exemplo, o valor pode ficar entre 5 mil e 10 mil ienes (o equivalente entre R$ 130 e R$ 260). E todo mundo manda cartões de felicitação para pessoas queridas.
- Só na virada de 2011 para 2012, os japoneses mandaram mais de 2 bilhões de cartões!
QUEM QUER DINHEIRO?
Onde: Escócia
Lá, a celebração se chama Hogmanay, nome de um biscoito de aveia dado às crianças nessa época. A receita para passar o novo período no azul é prestar atenção na primeira pessoa a entrar na sua casa após a meia- noite. Estranhos, por exemplo, trazem uma influência positiva para suas finanças! Essa crença também é comum no norte da Inglaterra.

Espanha

Quando o relógio marca meia-noite, os espanhóis comem 12 uvas, uma para cada badalada do relógio. A tradição visa trazer boa sorte para cada mês do novo ano.
CAMPEÕES DE SUPERSTIÇÃO
Onde: Itália
Os italianos têm várias simpatias. Comem lentilha, beijam alguém embaixo do visco (um tipo de planta), vestem uma roupa nova e jogam fora uma velha... Na Sicília, nenhum trabalho manual é iniciado perto da data porque não terminá-lo ou fazê-lo às pressas dá azar. Em Nápoles, jogam-se pela janela objetos velhos para se livrar do que passou.

Em Roma, 1º de janeiro é o dia de alguns corajosos se arriscarem, pulando da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é raso demais para suportar mergulhos desse tipo. Além disso, a água está bastante fria nessa época do ano (inverno no hemisfério norte). O primeiro salto foi realizado em 1946. Muitos italianos vão ao local somente para observar os saltos. Para os praticantes, o mergulho é uma maneira de atrair boa sorte.
Tradições Ano Novo - Itália - Ano Novo (Foto: AP)Italianos saltam no Rio Tibre, em Roma, no primeiro dia do ano.  (Foto: AP)
DEVO, NÃO NEGO, PAGO ESTE ANO
Onde:Espanha e País de Gales
Para ter sorte no ano que está prestes a começar, os espanhóis comem 12 uvas – uma a cada badalada da meia-noite da “noche vieja”, como eles chamam o 31 de dezembro. Já para os galeses, a meia-noite é o prazo máximo para tentar quitar todas as dívidas. Eles acreditam que iniciar o ano em débito significa passar os 365 dias devendo.
VISITA MILAGROSA
Onde: Inglaterra
Os ingleses não dão a mínima para o frio de dezembro e, à meia-noite, abrem a porta dos fundos de sua casa para mandar o ano velho embora. Aí, pedem ao primeiro homem moreno que aparecer na rua que entre pela porta da frente carregando sal, carvão e pão. Assim, garantem comida (pão), dinheiro (sal) e aquecimento (carvão) a todos os moradores da residência.
Em Londres, no primeiro dia do ano ocorre a tradicional “London New Year Parade”. O desfile conta com a participação de artistas de vários países, que realizam números de dança, acrobacias e diversas performances. A parada é assistida por uma multidão que lota as ruas da capital inglesa.
Tradições de Ano Novo - Londres - Parada (Foto: Sang Tan/AP)Em Londres, um desfile é realizado no primeiro dia do ano. (Foto: Sang Tan/AP)
INQUISIÇÃO
Onde: Colômbia e Peru
A festa colombiana lembra um costume brasileiro de outra data: a malhação de Judas, um dia antes da Páscoa. Eles fazem um boneco de retalhos chamado Año Viejo (“Ano Velho”), colocam no rosto dele a foto de uma personalidade polêmica ou malvista e depois o incendeiam! Os peruanos são mais calminhos: para subir na vida, eles simplesmente sobem uma escada.
FAÇA AS MALAS
Onde: Venezuela
Vai passar a virada em casa? Mesmo assim, tire as malas do armário. Faça como os venezuelanos: à meia-noite, dê uma volta no quarteirão carregando bagagens vazias para garantir muitas viagens no futuro. Para atrair grana, eles guardam uma nota de dólar no sapato. E também costumam fazer uma lista de coisas chatas que rolaram no ano e depois queimá-la.
 Camboja
Durante o festival de Ano Novo, comemorado em abril, as crianças do Camboja lavam os pés dos seus pais e avós para demostrar respeito aos anciãos e para obter bênçãos em troca. Elas seguem a tradição de borrifar água nos rostos uns dos outros, durante a manhã, e nos pés, à noite. No país, o ano novo é comemorado por três dias e é chamado de “Chaul Chnam Thmey”, na língua nativa, que significa “Entre ano novo”.  Nestes dias, as pessoas também costumam derramar água colorida em seus amigos e parentes, simbolizando os desejos para o futuro.
Alemanhã - tradições de Ano Novo (Foto: Patrick Seeger/AFP)Porcos trazem boa sorte na Alemanha
(Foto: Patrick Seeger/AFP)
Alemanha
O porco simboliza boa sorte na comemoração do Ano Novo na Alemanha. As celebrações muitas vezes incluem banquetes tendo o leitão como um dos pratos. As mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate. Entre os povos germanicos, os porcos eram sinal de fartura, fertilidade e riqueza. Há séculos, quem possuía um porco era considerado abastado.


Camboja
Durante o festival de Ano Novo, comemorado em abril, as crianças do Camboja lavam os pés dos seus pais e avós para demostrar respeito aos anciãos e para obter bênçãos em troca. Elas seguem a tradição de borrifar água nos rostos uns dos outros, durante a manhã, e nos pés, à noite. No país, o ano novo é comemorado por três dias e é chamado de “Chaul Chnam Thmey”, na língua nativa, que significa “Entre ano novo”.  Nestes dias, as pessoas também costumam derramar água colorida em seus amigos e parentes, simbolizando os desejos para o futuro.
Alemanhã - tradições de Ano Novo (Foto: Patrick Seeger/AFP)Porcos trazem boa sorte na Alemanha
(Foto: Patrick Seeger/AFP)
Alemanha
O porco simboliza boa sorte na comemoração do Ano Novo na Alemanha. As celebrações muitas vezes incluem banquetes tendo o leitão como um dos pratos. As mesas são decoradas com porcos em miniatura feitos de marzipã (massa doce), açúcar, massa de biscoito ou chocolate. Entre os povos germanicos, os porcos eram sinal de fartura, fertilidade e riqueza. Há séculos, quem possuía um porco era considerado abastado.

Itália
Em Roma, 1º de janeiro é o dia de alguns corajosos se arriscarem, pulando da Ponte de Santo Ângelo para dentro do Rio Tibre. O salto é considerado muito arriscado porque o rio é raso demais para suportar mergulhos desse tipo. Além disso, a água está bastante fria nessa época do ano (inverno no hemisfério norte). O primeiro salto foi realizado em 1946. Muitos italianos vão ao local somente para observar os saltos. Para os praticantes, o mergulho é uma maneira de atrair boa sorte.
Tradições Ano Novo - Itália - Ano Novo (Foto: AP)Italianos saltam no Rio Tibre, em Roma, no primeiro dia do ano.  (Foto: AP)
Dinamarca
À meia-noite do dia 31 de dezembro, dinamarqueses costumam subir e pular de cadeiras, na esperança de banir todos os maus espíritos e trazer boa sorte. Eles também quebram pratos nas portas de seus amigos como prova da amizade e lealdade. Uma grande quantidade de cacos em frente à casa demostra que o morador tem muitos amigos.

Belarus
Em Belarus, as mulheres solteiras competem entre si em jogos de habilidade para determinar quem vai se casar primeiro no ano que se inicia. Um dos jogos envolve fazer uma pilha de milho em frente a cada uma das moças e soltar um galo para que ele escolha uma das pilhas. Acredita-se que a dona da pilha escolhida pela ave irá se casar antes das demais.

Áustria
Os austríacos utilizam chumbo para adivinhar o que os espera no próximo ano. À meia noite, eles derramam o chumbo derretido em uma tigela com água e observam as figuras que se formam. Se uma bola se formar, significa boa sorte. Uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda no ano seguinte. Se a aparecer o formato de uma cruz, pode significar que a pessoa irá morrer no próximo ano.
Holanda
Em algumas cidades holandesas, são acesas fogueiras públicas para queimar árvores de Natal. Mergulhos são organizados em uma série de lagos, canais e no Mar do Norte. Os eventos são televisionados e os participantes são vistos com admiração, pois nessa época do ano o país costuma registrar temperaturas negativas.
Tradições de Ano Novo - Holanda - mergulho (Foto: Peter Dejong/AP)Holandeses enfrentam frio e mergulham no mar para comemorar a virada do ano (Foto: Peter Dejong/AP)







Estados Unidos
Provavelmente a tradição mais famosa nos Estados Unidos é o lançamento da bola de réveillon da Times Square, em Nova York, às 23h59. Milhares se reúnem para assistir uma grande bola presa num edifício fazer uma descida de um minuto, chegando exatamente à meia-noite. A tradição começou em 1907.
Tradições de Ano Novo - Times Square (Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP)Turista fotografa bola da Times Square, em Nova York; esfera chega ao chão exatamente à meia-noite (Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP)
Outro costume é a “Rose Parade”, que acontece em Pasadena, na Califórnia, no primeiro dia do ano. O desfile antecede o “Rose Bowl Game” - jogo de futebol entre times de universidades – e leva milhares às ruas para assistir à passagem de carros alegóricos. O primeiro desfile foi realizado em 1886.

Rosa Parede, Califórnia, - tradição Ano Novo (Foto: Rodriguez/Getty Images/AFP)







FONTE:G1   Mundo Estranho  Terra Brasil                                        .mulher.yahoo.com/blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário