sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Prova de fidelidade: Burger King distribui Big Macs de graça aos clientes

Prova de fidelidade: Burger King distribui Big Macs de graça aos clientes
Eis uma curiosa — e perigosa — forma de testar a fidelidade de alguém! De acordo com o site Advertising Age, o pessoal do Burger King decidiu descobrir quem eram os fãs verdadeiros e quem eram os “vendidos” oferecendo Big Macs aos clientes, ou seja, os sanduíches de seu arquirrival, o McDonald’s.
Se por acaso você for da turminha dos fãs vendidos, vai ficar triste em saber que a “prova de fidelidade” não ocorreu aqui no Brasil, mas na Noruega. O teste fez parte de uma ação de marketing organizada pela agência DIST Creative para estimular o envolvimento social entre a rede de restaurantes e o público, e teve como alvo os clientes que curtiram a página do Burger King no Facebook.

Traíras

Fonte da imagem: Reprodução/Advertising Age
Mas não pense que aqueles que aceitaram o Big Mac de brinde não tiveram que pagar de certa forma pela traição. Os que optaram por receber o lanche inimigo tiveram que aceitar a condição de não participar de uma nova fanpage do Burger King no Facebook e, além de receberem o voucher para o Big Mac, também receberam uma carta de despedida formal.
Com a prova, a rede de lanchonetes descobriu que muitos dos fãs efetivamente eram “vendidos” e, como castigo, eles foram banidos da fanpage para toda a eternidade. Além disso, o Burger King também descobriu que muitos dos falsos admiradores eram responsáveis por postar comentários depreciativos sobre a rede de restaurantes na rede social.
Como resultado, aproximadamente 30 mil fãs foram perdidos. Por outro lado, de acordo com o Burger King, os cerca de 10 mil que curtiram a nova fanpage no Facebook são realmente fiéis à rede e interagem de forma muito mais ativa e positiva. E você, leitor, o que acha dessa estratégia para filtrar quem é fã de verdade de quem é vendido? Acha que essa ação de marketing funcionaria aqui no Brasil? Não deixe de contar para a gente nos comentários!

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