domingo, 8 de setembro de 2013

Vambora de hj

Vambora -Itapuã-Bahia



Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã...
(Em homenagem ao centenario de Vinicius de Moraes)



Itapuã é um bairro de Salvador, na Bahia, no Brasil . Frequentadas pela população local e turistas, localizada na parte oeste está a praia que lhe deu o nome, a praia de Placafor e a praia do Farol de Itapuã, nesta última localiza-se o Farol de Itapuã. A lagoa do Abaeté, também símbolo soteropolitano, centraliza um parque metropolitano de preservação inaugurado em 1993, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. No mais, encontram-se no bairro vários hotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta.


"Itapuã" é um termo tupi que significa "pedra redonda" (itá, pedra e apu'a, redondo ) .
Distante do centro da cidade cerca de 25 quilômetros, Itapuã está situada após o bairro de Piatã, fazendo limite com o Bairro da Paz, São Cristóvão e Stella Maris .

Resorts luxuosos instalaram-se em Itapuã, como o Hotel 4 Rodas, anteriormente Sofitel e agora Deville. A área é permeada por loteamentos luxuosos, além de um grande número de restaurantes vendendo comidas típica.
 
Itapuã tem uma aldeia costeira (com várias grafias alternativas). Os acarajés de Cira (nome da Baiana do acarajé) com seu tabuleiro em frente a uma praça é muito animada à noite. Itapuã é cercada por uma gama de pobres a ricos, tem boas praias, barracas grandes, e uma feira (mercado ao ar livre). Ainda também tem música e dança nos finais de semana, tanto ao longo da orla marítima quanto na Lagoa do Abaeté, a poucos quarteirões de distância. Entretanto, ainda veja a vida como antigamente, com suas ruas estreitas e comércio razoavelmente pequeno que sobrevivem concomitante à agitação dos fins de semana.




Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário