domingo, 18 de agosto de 2013

Algumas características que nos tornam animais especiais

Algumas características que nos tornam animais especiais





O que difere o ser humano dos outros animais do mundo? Você já parou para pensar nisso? O portal Live Science fez uma lista com algumas características que nos tornam diferentes – confira alguns desses itens a seguir e depois nos conte o que você pensa sobre eles:

1 – A fala



Humanos têm a laringe posicionada de forma que conseguem emitir a voz, e essa é uma característica evolutiva considerável, analisada há muitos anos. Além disso, humanos têm também o osso hioide, que fica embaixo da língua e facilita a nossa fala – ele é o único osso que não está ligado a todos os outros do nosso corpo.

2 – Postura ereta



Somos os únicos animais completamente bípedes e isso nos permite usar pés e mãos para tarefas distintas e específicas. Um lado negativo de nossa postura é que a estrutura pélvica precisou sofrer alterações para manter o corpo ereto e, por isso, o parto humano é um dos mais perigosos em comparação com o restante dos animais – há um século, o parto era a principal causa de morte das mulheres.

3 – Pelos


Para que tê-los? Ainda que não sejamos completamente livres dos cabelos ao redor de nosso corpo, parecemos bem menos cabeludos do que os outros animais. E o verbo é esse mesmo: parecer. A verdade é que a pele humana, quando comparada com a de outros primatas, tem mais folículos de pelos do que a deles. A diferença é que os nossos são mais finos, curtos e claros.

4 – Polegares


Você já estudou que humanos são os únicos animais que têm polegares opositores, mas o conceito não é bem esse, na verdade. Primatas também têm polegares como os nossos – a diferença é que nós conseguimos ter um alcance maior com esses dedos, o que faz com que tenhamos mais mobilidade e capacidade de manusear as mais diversas ferramentas.

5 – Cérebro

 

Pois é. Nós somos espertos, sim, e temos capacidade para melhor desenvolver nossa inteligência. Pesando pouco mais de um quilo, nosso cérebro nos dá a habilidade de pensar e ter raciocínios lógicos. Einstein não nos deixa mentir. É importante sempre, porém, entender que os outros animais também são inteligentes – uma diferença básica é a forma como essas inteligências são desenvolvidas.

6 – Vergonha



Humanos são os únicos animais capazes de ficar com as bochechas vermelhas de vergonha, fato que foi definido por Darwin como “a mais peculiar e a mais humana das expressões”. Ainda não se sabe exatamente por que isso acontece, mas a teoria mais aceita é a de que o ato de ficar corado diante de uma situação ajuda as pessoas a manterem sua honestidade, beneficiando todo o grupo no qual estejam inseridas.

7 – Velha infância


Você morre de saudade quando começa a se lembrar dos tempos que vivia quando ainda levava lancheira para a escola? Pois saiba que não só esses foram bons tempos, como foram também longos, se compararmos a infância dos humanos com a de outros animais. A explicação para isso pode estar em nossos cérebros complexos, que requerem mais tempo para crescer, desenvolver-se e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário