domingo, 18 de agosto de 2013

5 fatos incríveis sobre o corpo humano...Você já sabe muita coisa a respeito da sua anatomia, mas algumas curiosidades talvez ainda sejam inéditas. Confira algumas delas a seguir.

5 fatos incríveis sobre o corpo humano





Você já parou para pensar em quão incrível é o corpo humano, em trabalho para manter-se vivo, respirando, com o coração pulsando? Pois é. Para que tudo isso aconteça, você precisa alimentar suas células com energia suficiente para que elas trabalhem direitinho. Ainda assim, é possível que você talvez não saiba algumas coisas bem interessantes a respeito do seu corpo, esse mesmo que, enquanto você lê este texto, está trabalhando a todo vapor.

1 – Sangue



Se você cortar seu dedo com uma faca, acidentalmente, enquanto descasca uma laranja, ele vai sangrar. Isso acontece porque seu corpo tem, ao total, mais de 95 mil km de vasos sanguíneos – o suficiente para dar pouco mais de duas voltas ao redor da Terra.

2 – Células



Tudo em seu corpo é formado por elas. Você sabia, por exemplo, que a quantidade de células que você tem varia entre 75 e 100 trilhões? Isso simplesmente é mais do que as 400 bilhões de estrelas presentes em nossa galáxia.

3 – Reações


Essas células todas, em menores ou maiores proporções, são comandadas pelo seu cérebro, que é formado por outras células e que, também, é a parte “racional” do seu corpo, ou seja, é a parte capaz de pensar. Cientistas usam essa lógica muitas vezes para dizer que conseguimos controlar muitas coisas do nosso corpo com os comandos de nossa mente. Se você duvida, talvez só precise de um pouco mais de treino.

4 – Fênix


A cada sete anos o corpo humano passa por uma espécie de substituição dele mesmo por ele mesmo. Complicado? Vamos lá: as células – de novo elas – que formam seu corpo estão morrendo a todo o momento e, também a todo o momento, sendo repostas. Desde que você começou a ler esse tópico, 25 milhões de suas células já morreram. Não há motivo para preocupação, afinal, por dia, você produz 300 bilhões delas. Esse processo é tão comum e acontece tantas vezes que, no prazo de sete anos, é como se você tivesse produzido um corpo novo, inteirinho, de células.

5 – Poeira



Você e seus trilhões de células são feitos de poeira estelar. Seu corpo tem átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio. Esse mesmo tipo de material está presente no Universo todo que, conforme a Ciência indica, é muito mais velho do que a recém-nascida humanidade. Partindo da teoria de que tudo começou a partir de um grande estouro, que gerou estrelas, galáxias e planetas e, consequentemente, vida, você não deixa de ser um produto dessa explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário