domingo, 21 de julho de 2013

Vambora de hj

 

Vambora -GRAMADO



 


Entre tantos passeios para se fazer, esses são os que mais resumem Gramado hoje em dia: uma cidade cheia de cultura, tradição, mas totalmente voltada para o turismo, com atrações que ninguém imaginaria por lá. Do básico ao inusitado, essas são as principais:

Básico:

Lago Negro: feito para a cidade. Foto: GC/Blog Vambora!
Lago Negro. Foto: GC/Blog Vambora!
-> Avenida Borges de Medeiros: É o lugar de ver e ser visto na cidade. Grande parte das lojas, restaurantes e hotéis ficam por lá. Bancos de madeira e termômetros de mercúrio gigantes fazem você se perguntar: onde é que eu estou mesmo? Vale caminhar por lá sem pressa, de ponta a ponta.
-> Rua Coberta: Logo em frente ao local onde ocorre o Festival de cinema (em plena Borges de Medeiros), é uma pequena rua/galeria com muitos bares, restaurantes e lojas. À noite quando esfria mais, todo mundo foge para lá, antes e depois do jantar!
-> Lago Negro: Mesmo que artificial, dar uma volta ou andar de pedalinho pelo lago é um clássico! O lugar fica especialmente bonito quando as hortênsias estão em sua plenitude. Todas as árvores foram trazidas da Floresta Negra na Alemanha, por isso o nome.
Como Canela está tão perto (só 5km de distancia), não esqueça de visitar um outro clássico da região: a lindíssima Cascata do Caracol
Visão do Vale e detalhe da Cascata, com arco-íris e tudo! Foto: GC/Blog Vambora!Parque e Cascata do Caracol. Foto: GC/Blog Vambora!
 
Leve em conta também que Gramado virou um destino gourmet do Brasil, então aproveite as refeições para experimentar um pouco da cultura local .
Rodízio de Fondue no Le Chalet. Foto: Divulgação

Inusitado:

Museu de carros e motos, Gramado também tem! Foto: GC/Blog Vambora!
Museu de carros e motos, Gramado também tem! Foto: GC/Blog Vambora!
-> Hollywood Dream Cars: Num clima dos anos 60 americano, dezenas de carros antigos e motos ficam expostos. Se eu que não entendo nada achei bonito, quem adora o assunto vai amar! Uma novidade é que agora é possível alugar super carros, como Lamborghinis, Ferraris, Porches entre outros para dar uma volta! Totalmente inesperado!
-> Gramado Zoo:
Quando você pensa na cidade de Gramado, o que vêm na sua cabeça? Frio, fondue, chocolates, arquitetura colonial, jaquetas de couro, araucárias, etc?
Bom, na minha, além dessas, vem a palavra zoológico! A cidade, desde setembro de 2008, ganhou o GramadoZoo, um zoológico totalmente diferenciado.
IMG_0385
GramadoZoo

Primeiro, para chegar até o lugar, quem não está de carro, pode pedir um transfer (agendado para a hora que você quiser ir) para te pegar e te devolver ao hotel. Bem cômodo e pontual, esse tipo de serviço facilita a vida de qualquer turista.
Depois, a infraestrutura do local é ótima. Logo na entrada, meio ao estilo Indiana Jones, você entra numa sala escura onde assiste um vídeo sobre a fauna da região.
Só uma cordinha entre você e os animais
 
Após isso, você já entra em contato direto com os animais. Isso mesmo! Na primeira parte do percurso as pessoas é que parecem enjauladas, já que as aves (diversas e variadas) ficam soltas no espaço. Depois vêm os animais maiores, como emas, onça pintada, panteras (que não deixa de ser uma onça pintada, já que suas pintas são da mesma cor do resto do seu pêlo), capivaras e por ai vai!
Cara a cara com a onça. Foto: site GramadoZoo
Cara a cara com a onça (nesse caso, um vidro te protege).
Foto: site GramadoZoo
Em cada habitat, há placas explicativas sobre os animais (todos da fauna brasileira), sobre suas características (origem, hábitos e costumes, etc), deixando o passeio muito claro e instrutivo, mesmo sem um guia.
Todas as informações são claras e objetivas
Todas as informações são claras e objetivas
Para quem quiser, há no meio do percurso um grande restaurante, que também serve de mirante para a vista do vale de Gramado. No fim, há também uma lojinha, no melhor estilo Disney com camisetas, canetas e muitos bichos de pelúcia da nossa fauna, como arara, onça pintada e até lobo guará!
Arara_Canind___49c12b633babb
Até os bichos de pelúcia tem uma cara brasileira.
Foto: site GramadoZoo
Eu acho que esse é um passeio ideal para as famílias que vão para Gramado, já que as crianças podem aprender e se divertir muito. E para as crianças não tão pequenas assim ( ;-) ), dá sair um pouco do clima nórdico que Gramado tem (com suas lojas de chocolate, aldeia de Papai Noel, Mini Mundo e cia) e se surpreender com o Brasil mesmo!
-> Mini Mundo:  são 164 obras de todo o mundo miniaturizadas, da Usina do Gasômetro em Porto Alegre até o Castelo que inspirou o da Cinderela, na Alemanha! Tem de tudo!!
Mini Mundo, em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!
Mini Mundo, em Gramado. Foto: GC/Blog Vambora!

E ainda que eu ache estranho ver um Papai Noel fora de época, é possível visitar o bom velhinho na Aldeia do Papai Noel, durante todos os dias do ano, com rena e tudo! :-) Porém, se você quiser ver um pouco da história local, o ainda pouco conhecido Roteiro de Agroturismo é a opção mais certeira , mas se estiver num clima mais zen, o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, em estilo tibetano é um oásis na região, com direito a vistas lindas!

Outros passeios super recomendados: visitar as Vinícolas da Região e o Cânion do Itaimbezinho em Cambará do Sul (114 km de Gramado). Ambos são bem puxados (duram quase o dia inteiro) e, especialmente o do cânion, é preciso ser um dia de tempo aberto, já que a viagem implica em estradas de terra e só é possível aproveitar as paisagens com boa visibilidade. Muitas agências localizadas ao redor da Rua Coberta oferecem esses passeios. Pela foto dá para ver que é incrível não?! :-)
O impressionante Cânion do itaimbezinho, perto de Gramado. Foto: Sabor Digital, Flickr
O impressionante Cânion do itaimbezinho, perto de Gramado.
Foto: Sabor Digital, Flickr

Confira mais fotos :


Quem diria que dava para fazer tantas coisas assim numa viagem para Gramado?! Uns 4 dias são bons para dar um gostinho e já ficar com vontade de voltar para lá…No proximo post Instambul.Vambora!
Você pode gostar de Canezi na Italia veja o link:
http://azedinhod.blogspot.com.br/2013/07/vambora-de-hj_24.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário