sábado, 13 de julho de 2013

Vambora de hj : roteiros para ecoturismo no Brasil

  Vambora

Ecoturismo. Um pouco da história e roteiros para Ecoturismo no Brasil.

Viver em sustentabilidade é usufruir o que se tem sem prejudicar a natureza e as gerações futuras. E essa tendência vem se tornando um verdadeiro estilo de vida e adquirindo mais adeptos. Para muitos, pensar em se divertir de forma ecológica é algo complicado, porém, recuperar o que já foi destruído na natureza é muitas vezes mais difícil. Pensando nessa conciliação que deve existir entre a sociedade e o meio ambiente, surgiu o ecoturismo, uma forma de turismo voltada para a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e população nativa intactas.

O Ecoturismo ganhou sua força depois da Segunda Guerra Mundial, quando as melhorias tecnológicas e trabalhistas evoluíram, dando condições às pessoas das mais variadas classes sociais a realizarem uma viagem.

O Brasil é um dos países que mais possuí opções de roteiros de ecoturismo, principalmente por possuir uma grande diversidade de ecossistemas, as opções de destinos são inúmeras, selecionei alguns lugares bacanas que valem a pena serem visitados por você, sua família e amigos. Veja a lista abaixo:

Ilha Grande – Rio de Janeiro


Ilha Grande em Angra dos Reis
Ilha Grande em Angra dos Reis - Fonte: angra.rj.gov.br

Localizada no município de Angra dos Reis, a Ilha Grande é uma das preciosidades do país. O local tem ao todo 193m² cobertos por uma densa mata atlântica, sete enseadas e aproximadamente 106 praias. Com tanta área preservada, a Ilha consiste em um refugio natural para muitos animais e também um local de proteção para recursos genéticos de espécies típicas da mata atlântica. Para quem pretende visitar e ficar hospedado em um hotel no Rio de Janeiro, o passeio também é recomendado.

Brotas – São Paulo


Cachoeira em Brotas
Ecoturismo e Aventuras em Brotas - SP

Brotas é uma cidade pequena que faz jus à imagem de município do interior. O ecoturismo e os esportes de aventura são os maiores atrativos da cidade. Por lá, existem tantas atividades que não é possível se fazer tudo em apenas uma visita, então, a dica é ficar na cidade o tempo suficiente para aproveitar todos os detalhes. Para quem gosta de esportes radicais, Brotas é um verdadeiro paraíso. Rafting, bóia-cross, arvorismo, tirolesa, rapel, canyoning, cavalgadas e muitas outras atividades podem ser feitas por lá.

Bonito – Mato Grosso do Sul


Lagoa de Bonito
Belezas da cidade de Bonito - MS

Não a como discordar daquele velho trocadilho “Em Bonito, tudo é realmente muito bonito”. A cidade localizada na Serra da Bodoquena abriga a maior extensão de florestas preservadas do Mato Grosso do Sul e possui também o maior aquário de água doce no Brasil. As opções de ecoturismo são várias: banhos de cachoeira, trilhas, treking, mergulho, entre outras coisas. Se você deseja saber mais informações sobre a cidade, as atividades e as belezas do local, a dica que a FalaTurista lhe dá é o blog sobre Bonito e o Pantanal. O blog é super completo e vale muito à pena conferir as matérias de lá.

Castro e Tibagi – Paraná


Cânion Guartelá - Paraná
Cânion Guartelá - Paraná

Entre as duas cidades do interior paranaense fica localizado o Cânion Guartelá. Ele é o 6º maior cânion do mundo e um dos locais mais procurados para quem gosta do contato íntimo com a natureza. Mas se você optar por conhecer o local, fique atento a principal recomendação sobre o

Cânion Guartelá: Agende sua visita, pois lá só entram 20 pessoas por dia, devido ao cuidado e preservação do Parque Estadual Guartelá, onde fica o cânion.
Ah, não se esqueça de aproveitar para se banhar nos “panelões” de água. Os panelões são formações rochosas repletas de água e que se parecem muito com banheiras de hidromassagem, só que natural, é claro!O parque fica bem próximo à Curitiba. Se você vai visitar a capital paranaense, não deixe de dar um pulinho no parque.

Veja os 5 mandamentos do Ecoturismo

  1. Da natureza nada se tira a não ser fotos.
  2. Nada se deixa a não ser pegadas.
  3. Nada se leva a não ser recordaçõese fotos.
  4. Andar em silêncio e em grupos pequenos.
  5. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.
O que você achou das dicas? Boas, não? Então aproveite suas próximas férias e curta uma aventura mais próxima da natureza. Não se esqueça de participar comentando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário