sexta-feira, 19 de julho de 2013

7 GIFs que provam que a ciência pode ser fascinante;veja com os seus próprios olhos como a ciência pode ser incrível.

7 GIFs que provam que a ciência pode ser fascinante




Embora muita gente relacione a ciência com matérias traumáticas do colégio — como Química, Física, Biologia e Matemática —, a verdade é que ela, além de nos ajudar a compreender o mundo que nos rodeia, pode ser superinteressante. Talvez o problema seja que nem sempre conseguimos visualizar aquilo que aprendemos nos livros, não é mesmo?
Então, se você é daqueles que precisam ver para crer, dê uma espiadinha em uma série de GIFs animados postada pelo site PBH2, que prova que a ciência pode ser fascinante:

1 – Mola maluca

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
 Apesar de termos a impressão de que a parte inferior da mola fica pairando no ar esperando que a parte superior caia, o que acontece é que, quando soltamos o brinquedo, o centro de massas acelera para baixo ao mesmo tempo em que a mola começa a voltar ao seu tamanho normal.
Assim, as duas extremidades — a superior e a inferior — estão sendo aceleradas ao centro de massas da mola, ao mesmo tempo em que o centro de massas do brinquedo está acelerando em direção ao solo.

2 – Sangue envenenado

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
O que você acabou de ver acima é o que acontece quando uma única gota de veneno de cobra — no caso do GIF, de uma víbora de Russell, nativa da Ásia — entra em contato com sangue. Esse tipo específico de toxina tem ação hemotóxica, capaz de transformar o sangue em gelatina depois de apenas alguns segundos.

3 – A Terra é pequenina

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
Se de vez em quando você tem a impressão de que o nosso mundo é pequeno, então veja o tamanho da Terra em relação aos demais planetas do Sistema Solar, ao Sol e a outras estrelas, muito — muito — maiores do que a nossa! Aliás, falando em estrelas...

4 – Superestrelas

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
Começando pelo tamanho do nosso planeta em comparação ao Sol, o GIF acima mostra a proporção entre as estrelas gigantes conhecidas pela ciência.

5 – Ataque celular

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
A imagem que você acabou de ver mostra o ataque de um leucócito — ou glóbulo branco — a uma bactéria. Essas estruturas fazem parte do nosso sistema imunológico e são responsáveis por combater e eliminar microrganismos ou outras estruturas estranhas por meio da captura ou produção de anticorpos.

6 – Química mágica

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
Embora pareça um truque de mágica, a imagem acima traz uma demonstração envolvendo o hexafluoreto de enxofre. Essa substância é um gás aproximadamente seis vezes mais denso do que o ar, e é por isso que o papel alumínio parece flutuar sobre ele e afundar depois de ser “carregado” com esse composto químico.

7 – Disparo

Fonte da imagem: Reprodução/PBH2
O GIF acima mostra o que acontece com um projétil atinge uma parede de aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário