sexta-feira, 28 de junho de 2013



Vulcões artificiais podem amenizar aquecimento global

De acordo com artigo, a criação de vulcões emissores de sulfatos na estratosfera poderia ajudar a diminuir a temperatura de certas regiões


Apesar da popularidade de alguns cientistas mais céticos, diversas pesquisas — incluindo as independentes — afirmam que a temperatura do mundo está aumentando. Portanto, ondas de calor começarão a ser cada vez mais frequentes, mesmo nos invernos de alguns países. Mas agora cientistas parecem ter encontrado uma solução bem incomum para amenizar os efeitos do aquecimento: a construção de vulcões falsos e capazes de lançar grandes quantidades de aerossol de sulfato na estratosfera.
A ideia surgiu com a erupção do Monte Pinatubo, em 1991. Na ocasião, 20 megatons de dióxido de enxofre foram ejetados para a atmosfera, o que tornou o verão do norte europeu cerca de 15 graus mais baixo. Porém, em vez de vulcões naturais, os pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) pretendem implantar versões artificiais dos temidos lançadores de lava.
Por meio de cálculos, os cientistas tentam descobrir o que seria necessário para construir um vulcão que pudesse reproduzir o mesmo efeito em determinada área. De acordo com o estudo publicado recentemente, lançar 30 miligramas de dióxido de enxofre por metro quadrado de ar resultaria em uma redução de até 10 graus nos horários mais quentes do dia.
Porém, há uma reação indesejada: todos sabem que o aerossol não é bom para a camada de ozônio e, sendo assim, se usarmos essa técnica podemos correr o risco de estragar o clima do planeta de vez. Portanto, talvez a melhor medida para se combater o aquecimento global continue sendo poluir menos.
Fontes: DVICE, UCLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário