sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ilusão de otica

Ver x Reconhecer
Fonte da imagem: Reprodução/CRACKED.com
A imagem acima corresponde a uma ilusão de óptica criada no século 19, e que traz duas mulheres — uma jovem e outra velha — na mesma figura. Você consegue reconhecê-las? O queixo e a orelha da mais jovem correspondem, respectivamente, ao nariz e ao olho da mais velha. No entanto, não importa o quanto você tente, jamais vai conseguir ver as duas ao mesmo tempo. Sabe por quê? Porque ver e reconhecer são processos diferentes.
Acontece que, para reconhecer a mulher mais velha, você não deixa de ver a mulher mais jovem, já que ela faz parte da composição. No entanto, você deixa de reconhecê-la quando foca a atenção na mulher mais velha. Isso ocorre por que esses dois processos — o de ver e o de reconhecer — acontecem em regiões diferentes do cérebro, separadamente.
Assim, enquanto uma região é responsável por lidar com informações como cor, movimento, forma e profundidade, outra área se ocupa de identificar o que estamos vendo. Portanto, voltando à imagem acima, isso quer dizer que uma área do cérebro mapeia as linhas que compõem a figura, passando essas informações adiante, para o “departamento” responsável por reconhecê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário